Coaching: Aprender de forma prática e individual

07-07-2013 19:55

As novas formas de coaching adaptam-se às necessidades dos tempos modernos. Novas áreas e ensino à distância (graças à internet) fazem do coaching uma técnica cada vez mais presente nas nossas vidas.

 

Coaching significa treinar. Ou seja, alguém, com conhecimentos sobre uma matéria, vai treiná-lo para que você consiga desenvolver as suas capacidades e obter ferramentas cruciais para melhorar a sua vida profissional, pessoal ou introduzi-lo em novos desportos ou estilos de vida saudável.

É diferente de ensinar porque pressupõe que você seja ativo no processo, ou seja, o “treinador” apenas lhe dá as ferramentas – é você que as tem de utilizar da melhor forma e aprender através dessa utilização. O “treinador” vai apenas orientá-lo nesse processo de auto-aprendizagem.

Coaching é, por isso, um processo contínuo de busca pelo conhecimento e adequação desse conhecimento às suas necessidades práticas.

 

Os quatro tipos de coaching
  1. Coaching de Desempenho: um processo em que o “treinador” conduz o “aluno” a identificar os obstáculos que prejudicam a sua vida profissional e a encontrar forma de os ultrapassar por si próprio. Os resultados podem ser medidos pela superação desses obstáculos e os benefícios que daí advêm. Por exemplo: aumento da produtividade ou aumento do número de vendas numa empresa.

  2. Life Coaching: o objetivo é levar o “aluno” a concretizar os seus sonhos pessoais e sentir-se realizado e feliz. Orientar a pessoa para um estilo de vida saudável, procurar o equilíbrio emocional ou até fazer uma busca interior pelo seu objetivo de vida. Há diferentes categorias de life coaching, por exemplo: Coaching para Emagrecimento, Coaching de Casamento, Coaching de Relaxamento, Coaching para Jovens.

  3. Coaching Para Provas e Concursos: ajudar o “aluno” a preparar-se para exames e provas. O “treinador” vai orientar o “aluno” para que este descubra novas técnicas de estudo, estratégias para ser bem sucedido e atingir o seu objetivo etc.

  4. Coaching executivo: o “treinador” vai encaminhar o “aluno” para a definição de metas e objectivos na sua vida pessoal e profissional, de modo a conseguir conciliar estes dois mundos em harmonia e dar o seu melhor em ambos.

 

 

Quatro ideias para um coaching de sucesso
  1. O coaching é um processo individual. Cada pessoa é diferente, com interesses e motivações diferentes e, por isso, o processo de coaching deve ser adequado a cada pessoa. O “treinador” deve estar atento às dificuldades, necessidades e objetivos de cada “aluno” para poder dar a resposta adequada a cada um.

  2. O “treinador” deve motivar o “aluno” e dar-lhe confiança para superar os obstáculos que possam surgir no processo de aprendizagem.

  3. Em coaching é muito importante que o “aluno” aprenda por si mesmo. Lembre-se: o objetivo é dar ao “aluno” as ferramentas necessárias para trilhar um caminho de sucesso e não carrega-lo ao colo até à meta! O “treinador” deve orientar o “aluno” para que mais tarde, mesmo quando já não estiver sobre a sua orientação, o “aluno” saiba onde ir buscar a informação/conhecimentos/ferramentas que precisa para atingir o seu objetivo.

  4. O coaching deve “abrir um mundo novo” a quem recorre a este método de aprendizagem. O “treinador” deve mostrar ao “aluno” o mundo inteiro de recursos e experiências novas a que o “aluno” não tinha acesso antes. No final do coaching, o “aluno” deve sentir que novas portas se abriram na sua vida!

 

 

Sucesso e Felicidade para você!

 

Alicia Dimas

Jornalismo, Marketing e Promoção Turística.

aliciadimas@jose-martins.net

 

Se Gostou do artigo então ajude a divulgar o trabalho compartilhando no Twitter, Facebook e Google Plus!

Basta clicar nos botões  que estão abaixo do artigo e compartilhar essa informação com seus amigos e contatos!.

Deixe também o seu comentario sobre o assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

ATENÇÃO
Este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
 
 

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Receba GRÁTIS Minha Newsletter!

Todas as semanas uma valiosa dica para ampliar o seu Desenvolvimento Pessoal

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

          

 

formulário
Nome
Email
Seus dados estão protegidos. Não partilhamos as suas Informações para ninguém.

Publicidade
Protegendo o seu site contra cópia

Siga-me em suas Redes! 

    

    

Registe-se Gratuitamente!

Recebe no seu email ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

formulário
Nome
Email
Seus dados estão protegidos. Não partilhamos as suas Informações para ninguém.

Siga-me em suas redes!

    

    

Recomendo

 RecomendoRhgfnhgFjhghgvsqRedfd

Como Instrutor de Autoconhecimento você poderá atuar individualmente, presencial ou online, bem como também poderá oferecer seus serviços através de palestras ou grupos. Neste curso você aprenderá os maiores segredos da arte da consultoria de vida e se tornará um excelente instrutor, para que possa conduzir pessoas pelos caminhos do autoconhecimento.
 

Este curso é um poderoso subsídio ou material complementar para psicólogos, terapeutas e demais profissionais da saúde.