Como Lidar Com as Emoções Negativas

26-12-2014 10:17

 

Emoções negativas não apenas trazem infelicidade, como também impedem seu progresso. Neste artigo você aprenderá como lidar com esta situação e modificar esta vibração.

 

As emoções negativas são todas as emoções que trazem desconforto para o interior do nosso organismo.

Um das emoções menos saudáveis é a nossa velha amiga raiva, que destrói a habilidade de pensar claramente e é associada ao câncer (Cancro) e destrói nossa habilidade de pensar claramente. 

 

Tristeza, ansiedade, inveja, ciúme, falta de esperança desânimo, tudo o que faz que o nosso brilho se apague.

O primeiro passo Reconhecer a emoção…


Reconhecimento que está com o sentimento, aceitar e assumir o fato.

- Eu estou com esse sentimento, o que vou fazer com isso?

- Isto está acontecer comigo, estou triste, estou aborrecido por causa disto….

- Eu estou com raiva daquilo…

- Estou com ciúme dele…

 

 

Escolhas que as pessoas têm quando têm emoções negativas…

 

- Escrever na pedra ou na madeira

A pessoa sente a raiva, sente aquela mágoa, sente o desconforto e ainda deixa registado para o resto da vida. A pessoa lida com a emoção negativa registando o facto na memória, nunca mais esquecendo e guardando com juros para o resto da vida, o que não é nada saudável.

 

- Escrever na arreia

A pessoa não faz nada para apagar a emoção, a pessoa sabe que mais hora menos hora e apaga a situação, sabe que vai acontecer um fator externo ou o tempo faça por ela.

Enquanto o fator externo não acontecer a emoção esteve dentro da pessoa, não é a pessoa que resolveu, é o tempo.

 

- Escrever na água

Veio a emoção negativa, não fique registando a emoção, liberte, não segure isso, assim que sentir libere. Assim que veio, vai. Dizer para si mesmo:

- Eu não vou segurar essa emoção.

Para não causar ulceras, cancro, etc…

 

Exemplo de Gautama Buda…

Estavam a passar e a serem alvos de comentários, um discípulo virou-se para o Gautama Buda e perguntou se não iria responder aos insultos, e escutou a resposta muito interessante.

- Se eu te der um presente e se você não aceitar de quem é o presente?

- Seu.

Sentindo-se já exausto, humilhado e desapontado pelo fato de que o mestre aceitara tantos insultos e provocações, perguntaram:

Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não respondeu, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?

Se alguém chegar até você com um presente, e você não o aceitar, a quem pertence o presente? perguntou o mestre.

A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos”, disse o mestre. “Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.

 

Lembrar que quando uma pessoa reage negativamente para comigo, considero que não sou eu o caso, poderia ser um cão, um poste, o primeiro que aparecer é que leva, foi uma coincidência eu estar ali, mas não é comigo. A pessoa está irritada o problema é dela, isto não é comigo é o momento dela, é a irritação dela, é a loucura dela, é o jeito dela, é a hora dela a neurose dela, eu não registo, eu não vou aceitar isso, ela que resolva os problemas dela.

 

Se eu não aceito uma maledicência contra mim, isso não me pertence, não peço, não abraço isso então isso não me pertence. Não registro agressividade alheia contra mim.

Não dou tempo para registar na minha emoção, escrevo na água. Isto é completamente diferente de reprimir ou escrever na areia ou na pedra, não pego esse presente para mim.

 

As emoções positivas essas sim devo registar na pedra, tenho que cultivar, regar, adobar para as ervas negativas não cresçam na minha vida.

Tenho que construir um banco de emoções positivas.

 

A vida traz-nos problemas, eventualmente adversidades faz parte do nosso aprendizado, mas se tenho o saldo positivo vou conseguir lidar com a situação e manter a positividade.

 

Na situação inversa o saldo está negativo, baixo, tenho um défice de emoções positivas. Lido mal com as situações, sempre deprimido, de cabeça baixa, sempre mal humorado.

 

Resumo…

Como reduzo o saldo negativo???

Quando escrevo na água.

Como aumento o meu saldo positivo???

Quando recebo presentes, quando me sinto grata, quando elogio, vejo o lado positivo das pessoas, se recebo uma conexão espiritual então emano uma emoção de gratidão.

Assim quando surgir algo negativo vai poder passar cheques porque tenho saldo positivo dá para cobrir e saber lidar com a situação.

 

Como está o seu saldo de emoções?

Faça uma meditação pessoal. Está negativado ou com saldo positivo? Quando recebo uma fatura de emoção negativa eu pago logo ou fico acumulando os juros? Quando recebo um crédito de emoções eu deixo aumentar na minha vida ou digo não este crédito não é meu. Eu não mereço esse crédito, não me pertence quero devolver.

 

Pense nisso, traga esta reflexão para a sua vida e continue a seguir em frente e a crescer neste conhecimento.

 

Para ajudar mais, partilho um video abaixo "Como lidar com as emoções negativas - Consultório de Família"

Consultório de Família (TV Novo Tempo), tenho a certeza que vai fazer diferença

 

 

Deixe o Seu Comentário Abaixo:

ATENÇÃO: Este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como TELEFONE ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Como Lidar Com as Emoções Negativas? Deixe a Sua Opinião

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Siga-me em suas Redes! 

    

    

Registe-se Gratuitamente!

Recebe no seu email todas as novidades do site e ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

Nome
Email

Seus dados estão protegidos. 

 

Artigos

26-12-2014 10:17
  Emoções negativas não apenas trazem infelicidade, como também impedem seu progresso. Neste artigo você aprenderá como lidar com esta situação e modificar esta vibração.   As emoções negativas são todas as emoções que trazem desconforto para o interior do nosso organismo. Um das emoções...
25-11-2014 03:23
  "Se você falha em planejar, você está planejando falhar"   Desde a primeira vez que o Chris ouviu esta frase, decidiu levar à sério esta prática do planejamento.  O problema é que muitas pessoas não sabem o que é planejar.   Chega o final do ano (normalmente dia 31 de...
21-11-2014 09:54
Chris Allmeida faz uma breve apresentação da Unidarma Assinar Unidarma Agora – Clique Aqui!
25-10-2014 21:46
Promova a cura interior de seu coração.   O coração é o centro da nossa força e vitalidade. Quando estamos deprimidos, pressionados ou vivendo contra a nossa própria vontade, o coração tende a adoecer. Este artigo é baseado numa aula da Unidarma onde o Chris Allmeida traz uma visão...
1 | 2 >>