Empreendedorismo social: você pode fazer a diferença?

04-05-2013 23:39

Alguma vez pensou que seria mais feliz se o seu trabalho gerasse riqueza para a comunidade, em vez de essa riqueza ficar fechada no cofre de uma só pessoa? E se o objetivo do seu esforço fosse melhorar a sociedade, em vez de aumentar o capital de uma empresa?

 

O empreendedorismo social começa quando alguém observa atentamente a sua comunidade, identifica as necessidades latentes e sonha com o meio para as resolver.

Nem sempre os serviços públicos conseguem chegar onde são precisos e muitas vezes não têm a resposta adequada para problemas que assolam a sociedade, como o desemprego, a exclusão social, o envelhecimento da população, o isolamento, a delinquência juvenil, entre outros problemas que minam a nossa sociedade. Um empreendedor social é aquela pessoa que procura uma solução para estes problemas socias desenvolvendo, para isso, atividades coletivas que prestam bens ou serviços à comunidade. Assim o empreendedor cria o seu próprio emprego e causa um impacto social positivo na comunidade.

 

Por exemplo, em Espírito Santo, no Brasil, o empreendedor Luís Schiavon criou uma empresa, dentro de uma unidade prisional, onde emprega 50 presidiários. Com este projeto, o empreendedor está a dar a estes homens a oportunidade de se sentirem úteis e se qualificarem para uma vida melhor, com honestidade e esperança no futuro.

Na cidade do Porto, em Portugal, a empreendedora Ana Ferreira apostou numa empresa que presta serviços de babysitting (babás) a crianças com necessidades especiais. A Fisiotrimtrim é composta por jovens profissionais na área da saúde que cuidam de crianças com deficiências mentais ou motoras e procuram estimular essas crianças a desenvolver as suas capacidades. Este projeto não se limita a ajudar no desenvolvimento das crianças mas é também muito importante para os pais, que encontram aqui uma ajuda preciosa para uma melhor qualidade de vida da família.

Estes exemplos mostram como alguém pode criar o seu próprio emprego e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento social.

 

Qual a diferença entre um empreendedor social e um empreendedor empresarial?

 

A diferença entre um empreendedor social e um empreendedor empresarial é que este último tem como objetivo principal a criação de lucro, já o empreendedor social pensa em primeiro lugar no bem da comunidade. “São empreendedores sociais os indivíduos que possuem uma missão social e contribuem para o crescimento económico do país, através de diversas formas, são extremamente visionários e tencionam inspirar a sociedade com ideias e oportunidades de negócio, que consideram ser de caráter inovador e capazes de transformar ideias de negócios já existentes em negócios inovadores.” (Victória Sirghi Dumitru, in O empreendedorismo social enquanto estratégia para alavancar o desenvolvimento económico, 2012).

 

Links:

Empreendedorismo social no Brasil: http://www.brasil.gov.br/empreendedor/profissionalizacao/empreendedorismo-social

Empreendedorismo social em Portugal:

http://www.ies.org.pt/

Fisiotrimtrim: empresa de babysitting especializado:

http://www.fisiotrimtrim.com/

 

 

 

 

 

Apostar no empreendedorismo social é querer deixar a sua marca na comunidade, é querer fazer a diferença na vida das outras pessoas.
E você, já pensou em ser empreendedor social?

 

Sucesso e Felicidade para você!

Alicia Dimas

Jornalismo, Marketing e Promoção Turística.

aliciadimas@jose-martins.net

 

 

Se Gostou do artigo então ajude a divulgar o trabalho compartilhando no Twitter, Facebook e Google Plus!

Basta clicar nos botões  que estão abaixo do artigo e compartilhar essa informação com seus amigos e contatos!.

Deixe também o seu comentario sobre o assunto.

 

Artigos

13-02-2016 00:13
Entre escolher um candidato a emprego com um currículo perfeito e outro que batalhou para vencer as dificuldades da vida. Regina Hartley, executiva de recursos humanos, nos instiga a dar uma oportunidade aos que batalharam para vencer as dificuldades da vida. Por vezes, essas pessoas são as que...
09-02-2015 21:28
O mundo está a mudar mais rápido que nunca, o que demorava décadas, agora leva meses ou anos. O que vivemos no momento é a ilusão que as pessoas tiveram durante décadas e sobre o posto de trabalho ser um local seguro para o resto da vida. Pela primeira vez na história...
18-11-2014 20:31
Como Montar Um Bom Negócio Online Sem Investir, esta questão, "começar do zero" tem gerado muita polémica em torno dos cursos vendidos hoje em dia sobre Marketing Digital. Muitos deles dizem que dá para se criar um negócio do zero e ganhar quase...
07-04-2014 17:10
Com uma dinâmica particular, atribuída tanto ao seu poder de comunicação quanto ao compromisso de fazer a diferença na vida de quem o estiver lendo ou assistindo, Dr. Lair Ribeiro mostra neste seminário como o poder da comunicação pode fazer a diferença na carreira do um...
04-05-2013 23:39
Alguma vez pensou que seria mais feliz se o seu trabalho gerasse riqueza para a comunidade, em vez de essa riqueza ficar fechada no cofre de uma só pessoa? E se o objetivo do seu esforço fosse melhorar a sociedade, em vez de aumentar o capital de uma empresa?   O empreendedorismo social...
1 | 2 >>

 

ATENÇÃO
Este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Empreendedorismo social: você pode fazer a diferença?

muito bom

paulaaltoelinda@hotmail.com 22-08-2014
ne ajudou muitoe muito obrigada

Re:muito bom

alex altoe 22-08-2014
vai tomar no cu

parabens pelo site!

cristina macrino 06-05-2013
Caríssimo José Martins muito parabéns pelo Site, está muito apelativo e tem de facto um conteudo que convida a participar e empreender qualquer capacidade para chegar a bom porto na vida profissional. obrigada pela ousadia. Cristina Macrino

Empreender

Malouk08 06-05-2013
Beleza de post, já havia ouvido falar nessa empresa no Espírito Santo. Abaixo segue a URL de outro link sobre o assunto.
Sucesso sempre.
Malou

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZGzEogF_ZtA

Novo comentário

Registe-se Gratuitamente!

Recebe no seu email ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

          

formulário
Nome
Email
Seus dados estão protegidos. Não partilhamos as suas Informações para ninguém.

 

Ignição de marketing V2 - Como se tornar Numa Estrela da Internet

Quer começar a ganhar dinheiro com a Internet? Este curso online é o primeiro passo.

Publicidade

Siga-me em suas Redes! 

    

    

Registe-se Gratuitamente!

Recebe no seu email ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

formulário
Nome
Email
Seus dados estão protegidos. Não partilhamos as suas Informações para ninguém.

Publicidade