Microcrédito: o poder de mudar vidas.

03-06-2013 20:21
 
Há uma forma simples de mudar a vida de pessoas de todo o mundo. Sabe como?

 

 

O que é a Kiva?

A Kiva é uma organização não-lucrativa que pratica a concessão de microcréditos. Esta organização norte-americana serve de intermediário entre pequenos empresários, sem meios para financiar o seu negócio, e pessoas com meios para conceder o crédito necessário.

 

Muitos pequenos empreendedores que vivem em países em desenvolvimento não têm acesso a linhas de crédito e, por isso, não conseguem iniciar ou aumentar o seu negócio. Estes pequenos empreendimentos são muito importantes para as comunidades locais, porque criam riqueza à sua volta: postos de trabalho, circulação de capital e novas oportunidades para a criação de novos negócios associados (uma empresa de construção civil pode criar a oportunidade para alguém abrir uma loja de material para construção, por exemplo).

A ideia é conseguir juntar o valor monetário necessário para que o pequeno empresário consiga iniciar ou expandir o seu negócio, através de pequenas contribuições de várias pessoas, que não cobram juros. O empresário compromete-se, por sua vez, a devolver o dinheiro investido com os lucros da sua empresa.

 

Como funciona?

A Kiva criou um sistema online que permite que cada um de nós possa emprestar uma pequena quantia de dinheiro (desde 25 dólares americanos) para financiar um projeto à sua escolha. Tudo é feito através da internet e você pode acompanhar o desenvolvimento do projeto que patrocinou.

 

Veja aqui os projectos apresentados pela Kiva : http://www.kiva.org/lend?sortBy=repaymentTerm&partner_risk_rating_min=3&partner_risk_rating_max=5

 

Assim que a Kiva junta o crédito que o empresário pediu, uma instituição parceira da Kiva no local disponibiliza o empréstimo ao pequeno empresário. Este vai investir o capital na sua pequena empresa e, assim que conseguir retirar lucros do investimento, começa a pagar de volta à Kiva que, por sua vez, devolve aos investidores o dinheiro disponibilizado.

 

A Kiva disponibiliza ainda um “ensaio gratuito” para quem quer experimentar o sistema. A Kiva oferece-lhe 25 dólares para você emprestar a um projeto à sua escolha (da lista de projectos aprovados pela Kiva). Este dinheiro vem de grandes empresas como a Google e o Youtube, patrocinadores desta iniciativa, e serve para incentivar novos utilizadores a fazerem parte deste projeto.

 

Saiba mais sobre a Kiva e ensaio gratuito aqui: Clique Aqui

 

 

O que é o microcrédito?

O microcrédito é um tipo de empréstimo de baixo valor (entre 50 e 5 mil dólares americanos) que se destina a pessoas que não conseguem ter acesso às linhas de crédito convencionais. Normalmente este crédito é dirigido a países onde a população tem rendimentos muito baixos e, por isso, pequenas quantidades de dinheiro podem fazer a diferença na economia local.

O microcrédito foi idealizado pelo Professor Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz em 2006, e desde então tem ajudado pessoas em dificuldades a começar ou expandir o seu negócio, iniciar uma atividade de solidariedade social, melhorar infraestruturas como centros de saúde e escolas ou a pagar a educação de crianças e adultos.

 

Sucesso e Felicidade para você!

 

Alicia Dimas

Jornalismo, Marketing e Promoção Turística.

 

Se Gostou do artigo então ajude a divulgar o trabalho compartilhando no Twitter, Facebook e Google Plus!

Basta clicar nos botões  que estão abaixo do artigo e compartilhar essa informação com seus amigos e contatos!.

Deixe também o seu comentario sobre o assunto.

 

 

 

Deixe o Seu Comentário Abaixo:

 

ATENÇÃO: Este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Siga-me em suas Redes! 

    

    

Registe-se Gratuitamente!

Recebe no seu email ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

formulário
Nome
Email
Seus dados estão protegidos. Não partilhamos as suas Informações para ninguém.

Siga-me em suas Redes!