O poder das redes sociais em Marketing

04-08-2013 09:07
Resultado de imagem para o poder das redes sociais
 
Estudos revelam que por cada dólar investido numa campanha de marketing nas redes sociais, há um retorno de 3,34 dólares!

 

O estudo foi realizado pela IAB (Interactive Advertising Bureau – Agência Interativa de Publicidade) (link http://www.iab.net/) e conclui que uma empresa que investe nas redes sociais, para divulgar os seus produtos/serviços, tem um retorno três vezes superior ao montante investido.

 

Como se explica?

Em primeiro lugar, como o estudo refere, as redes sociais são uma ferramenta ideal para uma empresa interagir com os seus consumidores. Isto porque, ao contrário de outras formas tradicionais de publicidade, permitem que o cliente dialogue com a empresa. Ou seja, em vez da empresa se limitar a passar uma mensagem para o público, através das redes socias a empresa vai ter feedback desse mesmo público. Abrem-se as portas do diálogo. A empresa fica a saber, diretamente através do seu público-alvo, qual é a aceitação do produto/serviço, qual é a imagem da marca junto dos consumidores, é possível responder de imediato a sugestões ou queixas e criar um sentimento de proximidade entre marca e consumidores.

 

Depois é óbvio que o investimento que uma empresa faz numa campanha nas redes socias é muito reduzido comparativamente a outros meios de divulgação. E como a nossa sociedade é cada vez mais uma “sociedade em rede”, as potencialidades de uma campanha nas redes socias são enormes se a marca conseguir criar uma ligação afetiva com os seus consumidores atuais, porque estes vão, por iniciativa própria, divulgar a marca à sua rede de contatos. Recorde como é importante nos nossos dias a “divulgação boca a boca” (link http://www.jose-martins.net/news/o-novo-marketing-sentir-para-querer/).

 

Uma nova forma de ver os consumidores, leva a novas formas de interação.

Os consumidores são agora considerados como público por isso, em vez da empresa pensar apenas em “venda de produtos” deve apostar agora na promoção de comportamentos no público-alvo. Embora o objetivo final seja sempre a compra, hoje em dia as empresas estabelecem outros objetivos intermédios para o sucesso dos quais as redes sociais vieram contribuir. Por exemplo: fazer com que o público se identifique com a marca, com que tenha orgulho de divulgar que consome aquele produto ou recomendar um serviço aos seus amigos.

A nova definição de marketing é “ o conjunto dos métodos e dos meios que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos” (Lindon, et al.: 2009). O marketing é então, a atitude pessoal e cultural da empresa, a estratégia, o conjunto de técnicas e meios e a prática feita de adaptação às novas tendências de mercado e aos comportamentos do público-alvo. As redes sociais podem, por isso, ser um excelente meio de promoção que se adapta perfeitamente às tendências atuais.

 

 

 

Alicia Dimas

Jornalismo, Marketing e Promoção Turística.

 

Se Gostou do artigo então ajude a divulgar o trabalho compartilhando no Twitter, Facebook e Google Plus!

Basta clicar nos botões  que estão abaixo do artigo e compartilhar essa informação com seus amigos e contatos!.

Deixe também o seu comentario sobre o assunto.

Deixe o Seu Comentário Abaixo:

 

ATENÇÃO: Este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Siga-me em suas Redes! 

    

    

Registe-se Gratuitamente!

Recebe no seu email ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

Nome
Email
 
Seus dados estão protegidos. Não partilhamos as suas Informações para ninguém.

 

Siga-me em suas Redes!